início do conteúdo

TCC do PPGDUrb do IFMT Várzea Grande dá origem a cartilha orientativa Participathis

Publicado por: Campus Várzea Grande / 23 de Junho de 2022 às 14:29

É difícil delimitar os limites entre o ensino, a pesquisa e a extensão, pois as atividades andam sempre juntas e se retroalimentam. No contexto do projeto de extensão Se Essa Rua Fosse Minha, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, sob a coordenação das professoras Janaina Matoso e Gabrielly Silva, foi desenvolvido um projeto participativo para a construção de um espaço público nas calçadas da ASSCAVAG.

Durante a elaboração do projeto, ficou claro que era necessária uma metodologia específica para ampliar a participação da população residente na área. Essa inquietação deu origem a uma pesquisa fomentada pelo Edital de pesquisa IFMT VGD 06/2020, do qual integraram uma aluna do curso técnico em edificações (Polyana Barbosa Galvão) e três alunas da especialização em desenvolvimento urbano.

A pesquisa teve continuidade por meio do Trabalho do Conclusão de Curso (TCC) das alunas da especialização em desenvolvimento urbano, Cristina Marafon, Louhanna Acioly Wanderley e Priscila Wolff Sampaio, sob orientação da professora Janaina Matoso. No TCC, intitulado "Participação popular em processos de urbanismo colaborativo: uma análise de experiências brasileiras da última década", as alunas se debruçaram na pesquisa de projetos por todo o país, analisando as dificuldades em comum.

A cartilha já está disponível ao público, de forma totalmente gratuita. Os interessados poderão acessar seu conteúdo, baixar e compartilhar através do site da Modular (e em anexo), um dos apoiadores do projeto.

Leia mais: TCC do PPGDUrb dá origem a cartilha orientativa Participathis

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande