Informações sobre o curso

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO URBANO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO URBANO

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Nome: Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano
Área de Conhecimento: Interdisciplinar
Forma de Oferta: Educação a Distância com encontros presenciais
Nível: Especialização
Estágio Supervisionado: Não se aplica
Periodicidade de Seleção: a cada 18 meses
Regime de Matrícula: Única
Integralização do Curso: 14 a 18 meses
Número de Alunos: 60

Projeto Pedagógico de Curso

Organização e Carga Horária

O curso será ofertado na modalidade a distância com encontros presenciais, estruturado em 13 componentes curriculares, perfazendo 374 horas de conteúdos curriculares de natureza técnico-científica e 34 horas destinadas à produção de artigo científico definido como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Componentes Curriculares Obrigatórios

374 hs

TCC - Artigo Científico

34 hs

CARGA HORÁRIA TOTAL

408 hs

A duração será de 18 meses, com encontros presenciais e online, via Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, que funcionará diariamente, possibilitando o acesso pleno do cursista a qualquer hora do dia e em qualquer local, utilizando a internet como ferramenta de acesso. A previsão é que a realização das aulas presenciais seja nas dependências do IFMT Campus Várzea Grande.

Com a conclusão de todos os componentes curriculares da matriz, os estudantes poderão entregar o artigo científico que configura o TCC.

O atendimento virtual aos alunos será feito pelo docente do componente curricular por meio de web conferências, participação em fóruns e atividades de aprendizagem.

REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO

O ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano ocorre por meio de processo seletivo, com normas e critérios estabelecidos em edital específico, devendo considerar:
1 – Comprovação de conclusão de qualquer curso de ensino superior em instituição reconhecida pelo MEC.
2 – Avaliação de currículo, mediante pontuação dos seguintes itens:
· Tempo de serviço em entidades/órgãos públicos ligados às questões urbanas;
· Tempo de serviço em demais entidades/órgãos públicos;
· Tempo de serviço em docência ligada às questões urbanas;
· Publicação de artigos em periódicos científicos com Qualis;
· Publicação de artigos em periódicos sem Qualis;
· Participações em eventos oficiais, encontros, fóruns relacionados às questões urbanas;
· Participação em eventos científicos;
· Publicações de trabalhos completos, resumos expandidos e resumos em eventos científicos.

Público-alvo

O curso destina-se a portadores de diploma de qualquer curso de nível superior (Tecnólogos, Licenciados e Bacharéis), com interesse voltado à compreensão dos múltiplos aspectos do desenvolvimento urbano, que exercem atividades em órgãos públicos, entidades privadas ou do terceiro setor.

Responsável pela execução do curso

Coordenação: Lívia Maschio Fioravanti

Portaria 10/2020 (de 30/01/2020)

Titulação: Doutora em Geografia (USP)