início do conteúdo

Evento da Especialização do IFMT Várzea Grande é terceiro evento mais visualizado de um total de 179 no Circuito Urbano 2021

Publicado por: Campus Várzea Grande / 25 de Março de 2022 às 14:29

Por Ronaldo E. Feitoza Senra
Coord. de Pesquisa Campus Várzea Grande - IFMT

III Seminário Cidade e Ambiente é terceiro evento mais visualizado no Youtube de 179 eventos nacionais e internacionais do Cirucito Urbano (ONU-Habitat) de 2021

Quando falamos do papel da Organização das Nações Unidas – ONU e de sua atuação e participação em projetos e programas desenvolvidos em prol das questões socioambientais, a primeira impressão é que estas ações ocorrem em outros países e, em uma realidade muito distante da nossa e do nosso cotidiano. O desafio de se fazer ciência na atualidade e de promover a divulgação científica também pode parecer algo que não dialoga com nosso dia-a-dia. Entretanto, o IFMT – Campus de Várzea Grande, por meio da Especialização em Desenvolvimento Urbano – PPGDurb promoveu no dia 21 de outubro de 2021 o III Seminário Cidade e Ambiente: espaço urbano e a emergência climática. Este seminário se consolida como o evento científico e da pesquisa por excelência da Especialização no campus e integra a gama de eventos âncoras realizados pela ONU-Habitat (Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos - Habitat I) integrando o 4º Circuito Urbano (https://www.circuitourbano.org/).

“O O N U - Habitat realiza todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat e se encerra com o Dia Mundial das Cidades. O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2021, o foco do debate foi no papel das cidades na luta contra a emergência climática, em preparação para a COP26”.

O III Seminário Cidade e Ambiente: espaço urbano e emergência climática foi executado de forma remota e com transmissão pelo canal do yotube do Circuito Urbano, apresentando três palestras: Cidades Inteligentes e emergência climática (João Vitor Gobis Verges); Simulação de Cenários Futuros de Ilhas de Calor e Morfologia Urbana em Cidade de Clima Tropical Continental (Diana Carolina Jesus de Paula); Silvicultura urbana e seu papel na mitigação das mudanças climáticas (Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves). Ao acessar o Relatório final do Circuito Urbano 2021  é com grande satisfação e alegria que descobrimos que entre os 179 eventos realizados no circuito, o III Seminário Cidade e Ambiente do PPGDurb ficou no 3º  entre os TOP 5 Eventos Mais Visualizados.

A Coordenadora da Especialização em Desenvolvimento Urbano, a geógrafa Lívia Fioravanti, destaca que "além de promover a divulgação científica, este evento insere o Campus Várzea Grande – IFMT e o PPGDurb em intercâmbio com este importante organismo internacional e coloca em pauta as questões da sustentabilidade, principalmente um tema tão relevante, que é a Crise Climática". "Estamos no aguardo da chamada do Circuito Urbano deste ano de 2022 e já pensando em parcerias com demais instituições, enriquecendo e dando ainda mais visibilidade para as pesquisas que estamos realizando em Desenvolvimento Urbano", finaliza.

Saiba mais sobre a participação do IFMT-VGD no Circuito Urbano:

I Cidade e Ambiente - 2019

II Cidade e Ambiente - 2020

III Cidade e Ambiente - 2021

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT