(Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano)
Área predominante: Planejamento Urbano e Regional
Líder: Profa. Dra Livia M. Fioravanti/ Vice-Líder: Profa. Ma. Janaina Matoso Santos
Justificativa
Considerando que o Mato Grosso possui hoje uma população de aproximadamente 3,4 milhões de habitantes distribuída em 141 municípios e, apesar da existência de importantes instituições de ensino superior como UFMT e UNEMAT, ainda há uma carência de estudos sistemáticos sobre a questão urbana. Por outro lado, o IFMT campus Várzea Grande, diante do desafio de consolidar o curso de tecnólogo em gestão pública e iniciar e consolidar (conforme previsão do PDI) um programa de pós-graduação em desenvolvimento urbano, não pode deixar de inserir os estudantes de graduação e pós-graduação na prática de pesquisas científicas de ponta. A realização de pesquisas e a publicação de trabalhos é condição sine qua non para fortalecer a produção de conhecimento original sobre as cidades e para consolidar nosso campus como centro de referência em pesquisas de excelência sobre as cidades mato-grossenses, na perspectiva do desenvolvimento urbano e da gestão pública. Por essas razões, é imprescindível que o campus conte com um grupo de pesquisa que produza informações e análises qualificadas sobre a questão urbana.
Objetivos
• Realizar pesquisas sobre as cidades do Mato Grosso, com o objetivo de subsidiar análises dos problemas urbanos do estado e contribuir para a melhoria das políticas públicas;
• Aperfeiçoar a formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação;
• Contribuir para a ampliação dos conhecimentos da comunidade local sobre as diversas questões do desenvolvimento urbano.
Repercussões
Contribuição ao debate acadêmico e científico sobre o desenvolvimento urbano, problematizando questões da realidade urbana local e regional com discussões conceituais e teórico-metodológicas; Proposição de melhorias nas políticas públicas, particularmente em Várzea Grande e vinculadas aos serviços e equipamentos e serviços públicos urbanos, colaborando para o desenvolvimento socioeconômico local; Socialização, por meio de reuniões, eventos e publicações, com a comunidade local dos conhecimentos produzidos pelo grupo sobre as diversas questões do desenvolvimento urbano; Aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes de graduação e de pós-graduação.
Linhas de Pesquisa:
1) Teorias e Práticas do Espaço Urbano e Regional
Objetivo: Problematizar os olhares e as dinâmicas do espaço urbano e regional a partir da mobilidade urbana e do acesso a serviços e à habitação. Essa produção do espaço urbano será trabalhada primordialmente a partir da integração entre centro e periferia. Discutir questões ligadas às relações sociais e às subjetividades nos espaços urbanos. Os conteúdos serão trabalhados, sobretudo, em relação às cidades mato-grossenses, evidenciando os processos recentes de urbanização e a interface urbano e rural.
2) Tecnologias e dinâmicas ambientais do ambiente construído
Objetivo:Analisar as tecnologias e dinâmicas ambientais, tais como: conforto ambiental; infraestrutura e saneamento; planejamento urbano e ambiental; e inovações tecnológicas. Procura-se promover a resiliência urbana e a sustentabilidade do ambiente construído.
3) Gestão e Planejamento Urbano Participativo
Objetivo: Investigar o papel da gestão e planejamento participativos para o desenvolvimento urbano, através de estudos voltados: aos instrumentos participativos aplicáveis em diversas esferas; à avaliação dos sistemas municipais de gestão e planejamento urbanos democráticos; ao desenvolvimento de metodologias para a efetivação da gestão e planejamento participativos; bem como de ações participativas de iniciativa popular.